LIVRO: O Navio das Noivas - Jojo Moyes

Todos sabemos que a segunda guerra mundial foi um dos períodos mais negros da história do mundo. Uma guerra dessa dimensão deixa diversas marcas, afeta várias pessoas de formas semelhantes e distintas e é isso que podemos ver em O Navio das Noivas.


Esse maravilhoso e muito bem escrito livro da Jojo Moyes,  traz mais uma ótica desse período. O navio das noivas  é baseado em diários reais, artigos de revistas e jornais, mostrando de uma maneira singular como foi o fim da guerra para as esposas que ficaram anos sem ver os seus maridos.
Abordo do Victória 600 mulheres atravessam o oceano da Austrália para a Inglaterra na esperança de finalmente construírem um futuro com seus maridos. Inspirada principalmente no relato de sua avó ( que foi uma das mulheres que precisou passar meses em um desses navios rumo a Inglaterra pós guerra) Jojo Moyes constrói em O navio das noivas uma narrativa rica em verosimilhança, onde a ficção e a realidade dos fatos se misturam.


A guerra é uma coisa feia, que pode mudar o ser humano tanto para algo melhor quando para algo pior. Depois de tudo que foi vivido não é fácil retomar sua vida, e muitas das esposas que estão nesse navio não tem certeza alguma do que vão encontrar quando chegarem, serão amadas ou abandonadas ? Abraçarão o seu futuro ou o repudiarão ?


Tendo que viver em um porta aviões por mais de 8 semanas que laços essas mulheres podem formar entre si? Que laços elas podem formar consigo mesmas? O Navio das Noivas me conquistou a cada página pela sua forma de narrar a vida com seus tons e contrastes. Este é meu primeiro contato com Jojo Moyes e confesso que gostei muito, é como se autora tivesse conversado com cada uma das mulheres daqules navios e depois colocado suas histórias em um livro. 

Nenhum comentário: