imagens da série as garotas do fundão



Série da Netflix e a filosofia do Estoicismo


O enredo de As garotas do Fundão

Comecei a assistir As garotas do fundão sem saber o que esperar e fui sendo envolvida a cada cena, no enredo, cinco amigas se reúnem para uma viagem inesquecível o que não é nada inusitado se pensarmos no ato em si, mas muito tocante e surpreendente quando pensamos na motivação.



Uma delas está com câncer e essa será a última viagem que farão juntas antes do início do tratamento. Durante todos os episódios, não é falado qual das cinco amigas está doente, pois todas ao receberem a notícia resolvem cortar os cabelos e a primeira regra da viagem e que ela não podem falar sobre o câncer.

A segunda regra é que todas elas têm que cumprir os desafios, escritos em papeizinhos antes da viagem por cada uma delas.



Sobre a série

Cada uma das meninas tem suas próprias barreiras para derrubar e a cada episódio conhecemos mais sobre elas e é como se nos tornássemos o sexto elemento deste quinteto pela forma como cada cena é íntima e envolvente.

A fotografia da série é ótima assim como o roteiro que parece ter sido escrito com uma sensibilidade e sagacidade incrível.



O Estoicismo em As garotas do Fundão

É lindo como no final tudo gira em torno de uma frase extremamente estoica "Isso também vai passar", o que me lembrou de outra frase antiga que remonta a antiga Roma “Memento Mori”.

Sempre que um general voltava vitorioso de uma batalha, ele recebia todas as honrarias por esse feito, que incluía viajar em uma biga no meio ao povo enquanto era aclamado por todos, porém ele não ia sozinho, a pé um escravo o acompanhava e de tempos em tempos subia junto ao general e falava em seu ouvido "Lembra-te de que és mortal" para que este não esquecesse que tudo aquilo era passageiro, que ele não era melhor que ninguém e tudo poderia mudar a qualquer momento.



O imperador romano Marco Aurélio, conhecido como o imperador filósofo, seguia esse mesmo pensamento, acreditava que tanto os momentos bons quanto os momentos ruins eram passageiros e que deviam ser vividos com a mesma paz e serenidade.

Tudo na vida passa, então viva, viva cada momento com plenitude.

A série termina da mesma forma tocante que se desenvolve e é um presente para quem assiste.

Nenhum comentário: