FILME: O AMOR NÃO TIRA FÉRIAS


Gênero: Comédia Romântica
Classificação: 13 anos
Ano: 2006


O que se espera de um filme com o título The Holiday (O amor não tira férias no Brasil)? Obviamente algum assunto envolvendo as férias de alguém, porém o filme vai além ele não só retrata a viagem de Amanda (Cameron Dias) e Iris (Kate Winsley) como também os seus respectivos reencontros com quem realmente são.


O Amor não tira férias, começa com a narração de Iris que é colunista de um jornal inglês e vive em uma aconchegante casa de campo em Surrey na Inglaterra. A moça teria uma vida tranquila se não fosse por uma paixão não correspondida que a vem torturando por anos a fio, e o seu sofrimento só aumenta quando o objeto de sua paixão anuncia seu noivado com outra mulher.


Do outro lado do oceano, está Amanda uma mulher forte e independente dona de sua própria empresa de edição de trailers em Los Angeles nos Estados Unidos. Embora ela tenha grandes realizações em sua vida profissional, o mesmo não pode ser dito de sua vida amorosa e ao descobrir uma traição de seu namorado decide largar tudo e viajar de férias, é nesse contexto que ela encontra a casa de Iris que está inscrita em um site de intercambio de casas, e logo decide enviar um e-mail para ver se a casa está disponível para as férias de natal.


Iris que está em um estado lamentável recebe o e-mail de Amanda como quem recebe um bote salva vidas e ambas decidem trocar de casa por duas semanas para as férias de natal, mal sabendo que essa viagem vai mudar a vida das duas de um jeito surpreendente e emocionante.


A primeira vez que assisti The Holiday (O amor não tira férias) eu senti várias emoções variadas e um prazer indescritível, o filme é algo delicioso e memorável que contém um roteiro brilhantemente escrito, que traz não só várias histórias como também um banho de cultura que me fez sentir uma vontade enorme de assistir clássicos do cinema hollywoodiano, além de trazer uma trilha sonora deliciosa muito bem escolhida que nos envolve em vários momentos.


Uma das histórias apresentadas no filme é a de um roteirista aposentado, interpretado por Eli Wallach, que com seu jeito inteligente e gentil nos leva a imaginar como eram construídos os grandes filmes nos velhos tempo de Hollywood, inclusive é citado no filme que esse roteirista teria ajudado a compor o clássico Casablanca que posteriormente eu assisti pela citação em The Holiday (O amor não tira férias).


The Holiday (O amor não tira férias) resgata a nossa visão sobre os grandes filmes, é um trabalho artístico elegantemente construído que fala sobre a vida, sobre o amor e sobre como as vezes é necessário dar um tempo de tudo para descobrirmos quem realmente somos.


Atualmente o filme encontra-se disponível no Amazon Prime Vídeo!





Nenhum comentário: