FILME: Dois Papas

Dois Papas assistir online na Netflix

Gênero: Drama Biográfico
Classificação: 14 anos
Ano: 2019

Quando fiquei sabendo que Dois Papas seria lançado fiquei ansiosa para assistir, não necessariamente pela questão religiosa mas pelos fatos históricos que permeiam a Igreja Católica há muitos séculos inclusive neste, com os escândalos e a posterior renúncia do Papa Bento XVI que chocou o mundo em 2013.


Dois Papas é um drama autobiográfico produzido pelo brasileiro Fernando Meireles que projeta questões de cunho filosófico e mudanças do mundo globalizado em forma de conversas entre o Papa Bento XVI e o atual Papa Francisco I.

FILME: Dois Papas
FILME: Dois Papas



O filme em si tem um clima descontraído e não sisudo como se poderia esperar, ambienta-se no momento em que o Cardeal Argentino Jorge Bergoglio (Jonathan Pryce) decide se aposentar por causa das diferenças entre seu pensamento, e a forma como a Igreja Católica estava sendo conduzida na época, com os escândalos e o vazamento dos documentos secretos. Dois Papas, deixa claro que o Papa Bento XVI (Anthony Hopkins) tem certa antipatia por Bergolglio, mas para surpresa de todos ele recusa a aposentadoria do Cardeal, e se inicia aí uma série de diálogos e reflexões entre os dois até o momento da renúncia e da nomeação do Cardeal Bergoglio como Papa Francisco I.

FILME: Dois Papas
FILME: Dois Papas



Dois Papas é absolutamente bem construído de uma forma cativante e bem estruturada desde a fotografia até a trilha sonora que conta com faixas como "Dancing Queen" (que o Cardeal Bergoglio escontraidamente assobia durante o conclave), "Bella Ciao" (da série La casa de Papel mesmo!!) e até  "Blackbird" dos Beatles.


Outra coisa que eu gostaria de destacar é o fato do filme não colocar um Papa contra o outro, o longa mostra que ambos tinham opiniões divergentes mas que se respeitavam mutuamente, além de mostrar que os dois faziam parte de duas correntes presentes na igreja católica, uma mais conservadora e tradicionalista (Representada pelo Papa Bento XVI) e o outra mais liberal e contemporânea que clamava por mudanças (Representada pelo Papa Francisco I - Cardeal Bergoglio).

Apesar de inspirado em fatos reais a maioria das conversas entre os papas foram construídas como uma metáfora para o que a igreja e o mundo estavam passando e não aconteceram de verdade. O roteiro de Dois Papas também opta por mostrar o passado do Papa Francisco I durante a ditadura Argentina em um Flash Back, durante uma das conversas entre os papas, porém o mesmo não acontece com o passado do Papa Bento XVI. Deste último, porém é mostrado uma face humana e passível de dúvidas e erros, quando mesmo como Papa se sente impedido de ouvir a voz de Deus.


Recomendo essa jóia de filme a todos, o Dois Papas é um original Netflix que já está disponível no canal de streaming.



FILME: Dois Papas
FILME: Dois Papas


  • FILME: HISTÓRIA DE UM CASAMENTO 

Nenhum comentário: