LIVRO: O que há de estranho em Mim - Gayle Forman



💜Autora: Gayle Forman
💜Editora: Arqueiro
💜Nota: 4,5🌟/5🌟

Nunca menospreze a dor de outra pessoa, ninguém sabe o que o outro carrega dentro de si. Não julgue algumas vezes as coisas são só questão de perspectiva.

O que há de estranho em mim conta a história de Brit, uma menina de 16 anos, que perde a mãe para um caso grave de esquizofrenia, e vê seu pai logo após se casar com uma mulher que ela não suporta, e ter outro filho. Em um piscar de olhos a família perfeita de nossa protagonista desmorona.


Porém, apesar de tudo isso Brit tenta se ajustar e a Clod ( sua banda) acaba sendo sua boia salva vidas, e através da música das suas composições e de seus colegas de banda ela consegue fôlego para respirar. Até que um dia Brit sai com o pai na expectativa de uma viagem para o Grand Canyon e acaba internada na Red Rocks, uma instituição para garotas problemáticas uma prisão.



Lá Brit passa seus primeiros momentos isolada em uma solitária enquanto é analisada por um ex-xerife metido a terapeuta. Mas logo Brit sobe de nível e começa a ter contato com outros internas e se aproxima de V, Bebe, Martha e Cassie cada uma com o seus próprios problemas (Distúrbio Alimentar, Crise de Pânico, Falta de aceitação familiar da Homossexualidade, traumas e outros ) porém todas tem uma certeza a Red Rocks não oferece tratamento nenhum.


As sessões de terapia em grupo são: Uma menina sentada em uma roda enquanto outras a xingam e humilham até que ela chore. As meninas são obrigadas a trabalhar em uma pedreira todos os dias, e as internas com problemas de peso são obrigadas a caminhar por quilômetros sem pausa no que elas chamam de caminhada da morte. Ninguém ali tem nenhuma formação em psicologia, é um bando de charlatões que arrancam dinheiro de pais desavisados que não conversam ou compreendem os próprios filhos.



Faz muito tempo que queria ler O que há de estranho em mim e ele não me decepcionou em absoluto, mais uma vez a Gayle usa da sua experiência como jornalista para trazer uma narrativa rica e verossimilhante. Embora no Brasil os reformatórios não sejam tão populares quanto nos USA, aqui tem as dúzias profissionais sem preparação que fazem tratamentos psicológicos fuleiros ou que não tem a mínima noção do que estão fazendo, muitas amigas minhas já sofreram com psicólogos despreparados e conversando com uma psicóloga conhecida minha, ela me falou que a psicologia é muito romantizada e muita gente acredita que ser psicólogo é só dar pitaco na vida dos outros, quando na verdade é uma profissão muito séria que interfere muito no bem estar ou mal estar de uma pessoa.
⠀⠀

Ainda conversando com esta psicóloga ela me disse que muitos psicólogos saem das faculdades despreparados e que achar um profissional competente na área é como ganhar na loteria. Ouvindo esses depoimentos e fazendo a leitura de O que há de estranho em mim da Gayle percebi o quanto esse assunto é sério, eu nunca passei com um psicólogo, mas se vocês em algum momento estiverem se tratando com um profissional que possui métodos que não te agradam procurem outro profissional, procurem uma segunda opinião, a terapia ajuda o paciente a se descobrir a solucionar problemas internos, é um processo para ajudar alguém a melhorar não para ser outro gatilho.
⠀⠀

O que há de estranho em mim, é um livro baseado em reportagens reais realizadas pela Gayle quando ela trabalhava na revista Seventeen. Porém mais do que isso o livro fala sobre descobrimento pessoal e sobre amizade, com um final acolhedor de deixar um sorriso no rosto!
⠀⠀

Nenhum comentário: