Á Sombra do Jatobá - Uma história que dói ser lembrada, mas não deve ser esquecida...





💜Autora: R.C Maschio
💜Editora: Expressão e Arte.


Um mergulho em uma história que dói ser lembrada, mas não deve ser esquecida. A escrita de Maschio escorre como arte das páginas preenchendo a mente do leitor e lhe ganhando o coração.

Há de se imaginar que é ficção tanta ignorância, e tanta dor causada entre os seres humanos.

Há de se imaginar que não foi verdade, que uma raça de repente se colocou superior a outra, quando todos nós somos feitos da mesma substância.

Há de se chocar com essa realidade histórica que observamos através dos olhares e reflexões de Ercília que na obra a sombra do Jatobá vive o passado que tem consequências até os dias de hoje:

A Escravidão.
-Esta palavra dói aos meus ouvidos.





A narrativa é dívida fisicamente em duas partes Passado - com Ercília uma escrava cuidando das duas filhas de um Coronel -  e Presente histórico - com Ercília sendo cuidada pelas mesmas meninas- mas eu poderia dizer que pra mim ela chegou no futuro, pois a cada palavra lida minha mente saía do Brasil de meados do século XIX para o Brasil de hoje, onde arcamos com as consequências de um passado sombrio. A autora, através de sua maestria na escrita, conseguiu fazer com que a narrativa fosse além das páginas.



Cada personagem da obra tem a sua própria profundidade, mesmo os personagens ocasionais carregam uma vida em si, e através de pensamentos ou diálogos muito bem articulados somos apresentados e iterados a cada um deles. Ercília é o foco principal, como uma flor azul no meio de um jardim de flores coloridas, é mulher, nascida brasileira, escrava cativa , e ama leite, e por meio dos olhos dela vemos a vida na senzala desde a infância até velhice. 



Já Teodora e Candinha são as filhas do Coronel e as protegidas de Ercília. A primeira é forte, tenaz e determinada e junto com com Ercília divide o protagonismo da obra. A segunda é sensível e delicada porém resiliente e possuidora dos próprios valores. 



A mãe das meninas, Amália, também me chamou atenção em especial na segunda metade do livro, quando vi refletido nela a servidão para com os homens/maridos que muitas mulheres têm até hoje, e que quando se dão conta disso, o desespero e desnorteamento são muito parecidos com a cena presente nesta obra. É uma falta de identidade, que quando descoberta deixa essas mulheres em um estado de afogamento onde poucas conseguem chegar à superfície.



À Sombra do Jatobá mostra como era a vida de um Brasil escravista, tanto para os negros quanto para os brancos e esse balanço de pontos de vista contribui muito para a magia do livro. Com uma narrativa protagonizada por duas mulheres nós temos embates contra o domínio patriarcal a exploração e a violência racista encaminhados por uma escrita fluida e envolvente.

Indico esse livro a todos, acredito que todos os leitores tem possibilidade de se conectar com a obra que me fez terminar com lágrimas nos olhos.


Nota: 5,0🌟 + 💜/5,0🌟




                                                                    

8 comentários:

  1. Estou muito, muito, muitíssimo grata por suas palavras! E que escrita você tem!

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, adorei a sua foto, ficou maravilhosa!
    Também gostei muito da sua forma de escrita ao longo da resenha, parabéns pelo estilo!
    Achei super importante o tema do livro, e a forma como ele é escrito, com passado e presente, me atraem muito. Acho que é o tipo de livro que eu gostaria muito de ler. Adorei a resenha!
    Abraço,
    Liv | Resenhas Caóticas

    ResponderExcluir
  3. Há temas que, infelizmente, são transversais à existência humana. A literatura contribui para os manter na nossa memória, a fim de não esquecermos as lições do passado - alguns conseguem-no, outros não. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  4. Essa foi uma leitura maravilhosa para mim e muito emocionante. Fiquei muito envolvida pela personagem, que me cativou muito.
    Adorei sua resenha!! bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu já tive um gostinho dessa postagem maravilhosa aqui no seu blog, lá no Instagram.Achei tudo perfeito!💜 Desde a foto e a apresentação que fez do livro. O enredo super me conquistou. Essa arte da capa é incrível. Ler as suas considerações sobre essa obra excelente, só me deixou com ainda mais vontade de ler, em breve! Eu tenho o livro aqui, e vou separar para ler. Muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Esse é um dos livros que tenho muita vontade de ler. Parece ser muito profundo e reflexivo, uma reflexão necessária.
    Suas palavras sobre o livro me tocaram profundamente.
    Já está na lista!

    ResponderExcluir
  7. Menina, que resenha! Tô simplesmente apaixonada aqui! Quem me conhece sabe que o quanto me encanto com materiais assim! Que história forte, e aí mesmo tempo triste, de luta e Resistência, mas que sabemos bem o quão verdadeira é! Obrigada pela belíssima indicação! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Que foto maravilhosa! Arrasou demais! Esse livro parece ser maravilhoso, ainda não conhecia mas sua resenha me deixou roendo as unhas de curiosidade! Já quero ler pra ontem!
    Beijos

    ResponderExcluir