FILME: Coringa

Coringa Filme,

 Há muitos lados em uma história

Gênero: Drama
Classificação: 16 anos
Ano: 2019


O mundo tem sua história escrita por cada ser que o habita.

Confesso que quando fui assistir Coringa no cinema eu já tinha algumas ideias da temática que o longa traria, pois já tinha lido algumas resenhas sobre. O que eu não imaginava era a profundidade que essa temática seria tratada com o Coringa de Joaquin Phoenix, nem a qualidade cinematográfica que o filme teria.


A sociedade cria monstros e depois não sabe como lidar com eles. Pra mim essa foi a mensagem principal de Coringa, e isso não quer dizer que o longa defendeu um criminoso nem que o filme tentou passar  um pano pra quem comete crimes hediondos, mas estamos em pleno séc. XXI não dá pra definir as coisas apenas como preto ou branco, isso ou aquilo, a muito tempo que mundo vem se tornando líquido e os fatos e situações tem muito mais lados quando se olha de outra ótica.


FILME: Coringa



E é isso que Coringa traz, ele mostra como algo se torna diferente quando você olha de outra perspectiva, mostra como cada um de nós que habitamos nesse mundo importa, que uma pessoa pode interferir em outra que interferirá em outra e assim por diante. Estamos conectados tanto para o bem quanto para o mal.


FILME: Coringa



Através de um olhar mais maduro e uma fotografia perfeitamente estruturada e um jogo de câmeras incrível Coringa nós mostra o que a sociedade pode produzir, a cada dia mais vemos a objetificação das pessoas e a coisificação de seres humanos. Ah mais Aruom no filme Coringa 2019, o personagem tem uma doença mental ! Sim ele tem e que suporte ele recebe pra isso ? Aliás como foi que ele desenvolveu essa doença mental? Violência doméstica é uma realidade no mundo todo, e isso não quer dizer que todo mundo que sofreu um abuso vai virar um sociopata, mas as pessoas são diferentes com histórias diferentes e mentes diferentes, não dá pra julgar a história de uma pessoa baseada na métrica de outra.



FILME: Coringa



Novamente nada disso justifica atos criminosos, mas nos mostra que muitas vezes a raiz do problema está lá atrás na história que ninguém contou.


Outra coisa incrível de Coringa 2019 é atuação maravilhosa do Joaquin Phoenix, ele conseguiu incorporar cada fase do personagem, em um misto de realidade e delírio que deu fluência ao roteiro e visibilidade aos pensamentos internos do Coringa. Aliás um fato importante é o nome do personagem, durante a maior parte do filme o conhecemos como Arthur um homem que luta para entender o mundo, encontrar um sentido através da sua doença mental até que a mudança começa gradativamente através de pequenas ou grandes cenas que encaminham o personagem para o que ele se torna,"O Coringa".


FILME: Coringa


Coringa não é um filme fácil, e em uma cena específica de violência eu nem sequer consegui olhar para tela, mas a sua qualidade é inegável e a mensagem que passa é muito importante e me fez pensar:


“O que as minhas ações todos os dias estão espalhando pelo mundo ?”

FILME: Coringa


Nenhum comentário: