Imagem de apartamentos para financiar 1




 FINANCIAR APARTAMENTO? 6 DICAS PARA VOCÊ!



Chega um momento da nossa vida que tudo que mais desejamos é ter o nosso cantinho, aquele lugar com a nossa cara que oferece conforto e segurança.

O problema é que conquistar a tão sonhada casa própria não é a coisa mais fácil do mundo. Muita gente vem aproveitando a possibilidade de comprar um apartamento na planta para realizar esse sonho e fica aquele questionamento: financiar apartamento vale a pena? 

Então  antes de sair por aí se comprometendo dessa forma (porque digo a vocês que financiar um imóvel é como um casamento) é preciso saber se é o momento certo, para esse sonho não virar um pesadelo.


O que precisa para financiar apartamento?



Veja abaixo algumas dicas que separei para você que está pensando em financiar um apartamento:


Imagem de apartamentos para financiar 2




1. ANTES DE FINANCIAR COLOQUE NA PONTA DO LÁPIS QUANTO VOCÊ PODE GASTAR.



Essa dica pode parecer a mais óbvia, mas é a primeira coisa que você tem que fazer quando está pensando em financiar, seja realista e contabilize tudo, quanto você tem guardado, quanto do seu salário mensal já está comprometido com outras contas e quanto você tem disponível para esse investimento.

Uma dica importante na hora de fazer esse cálculo é sempre deixar um saldo emergencial porque sabemos que imprevistos acontecem, para você não se desesperar se tiver que gastar com algo urgente no mês e acabar não conseguindo pagar a parcela do seu financiamento.

Então calcule seus gastos fixos, gastos exponenciais e separe uma graninha para emergências, veja quanto sobrou e determine quanto você pode gastar mensalmente com o financiamento.

Anote o valor que você pode deixar separado mensalmente para o financiamento e se já tiver algum dinheiro guardado verifique se ele pode ser destinado para a entrada (quanto mais você puder dar de entrada melhor).



Imagem de apartamentos para financiar 3




2. PENSE NO QUE VOCÊ PRECISA DE UM APARTAMENTO E TENTE ENCAIXAR NO SEU ORÇAMENTO.



Verificar o orçamento antes de sair a caça do apartamento é muito importante, porque te ajuda a manter os pés no chão. Atualmente temos uma grande variedade de imóveis no mercado e às vezes deixamos nossa mente flutuar um pouco fora da nossa realidade atual.

Mantenha os pés no chão, determine o que você realmente precisa de um apartamento, o que não pode ficar sem e vá à procura das opções que se encaixam no seu orçamento.

Por exemplo, quando eu fui procurar pelo meu apartamento eu determinei os seguintes requisitos:

— Tem que ter 2 dormitórios.
— Tem que ter vaga de garagem.
— Tem que ter varanda.
— Tem que ser perto de um metrô ao ponto de eu poder ir andando até ele.

Esses eram os meus requisitos, e eu consegui encontrar o lugar perfeito que se encaixou no meu orçamento, mas não sem antes procurar bastante.


Imagem de apartamentos para financiar 4




3.PROCURE BEM



Não se deixe levar por papo de corretor, lembre-se que eles querem vender e muitos vão dizer qualquer coisa para você fechar o negócio, então procure bem não veja só um empreendimento, faça comparações, deixe sua mente aberta e faça muitas perguntas, afinal comprar uma casa não é qualquer coisa.


Imagem de apartamentos para financiar 5



4. PESQUISE SOBRE A CONSTRUTORA.



Maravilha, você determinou seu orçamento, viu o que precisa do apartamento e encontrou um empreendimento que atende suas necessidades e cabe no seu bolso, bora assinar o contrato? Não tão rápido!

Antes de assinar qualquer coisa de uma boa pesquisada na construtora que será responsável pelo empreendimento, procure por outros projetos que ela já entregou, veja se ela tem muitas reclamações, se tem algum processo correndo contra ela, em suma verifique se é uma empresa que você pode confiar.

A construtora vai ser sua maior parceira no decorrer da construção, e ela pode tanto tornar seu sonho realidade quanto transformá-lo em um pesadelo então verifique tudo com atenção.



Imagem de apartamentos para financiar 6



5. LEIA BEM O CONTRATO!



Tem muitas coisas no contrato de financiamento que só vão se concretizar quando o imóvel estiver pronto e muitas vezes as pessoas não prestam atenção nesses pormenores, o contrato normalmente é enorme e muita gente só passa o olho e não lê, e isso é um erro.

O que eu aconselho é ao invés de assinar com o corretor, levar o contrato para casa e ler com calma, anotar os pontos que tiver dúvida, e esclarecê-las antes de assinar. Dessa forma você vai estar totalmente ciente de que com que está se comprometendo.


6. ACOMPANHE TUDO ESTEJA SEMPRE PRESENTE E QUESTIONE.



Contrato assinado! Já bate aquele frio na barriga e aquela emoção no coração, agora é ir pagando e esperar, esperar passivamente? Não, muito pelo contrário, mantenha seu corretor e seu contato com a construtora sempre próximo durante o período de construção, acompanhe tudo de perto e questione, afinal é o seu cantinho que está sendo construído.


Imagem de apartamentos para financiar 8




CONCLUSÃO



O sonho da casa própria, pode estar mais perto do que você imagina, e algumas vezes tudo que precisamos é de coragem e comprometimento para ir adiante. Então veja tudo direitinho e se prepare para o tão sonhado recebimento das chaves.

Imagens: Pixabay License

Nenhum comentário: