LIVRO: Voltar Para Casa - Tony Morrison

💜Autora: Tony Morisson
💜Editora: Companhia das Letras
💜Nota: 5🌟/5🌟

SINOPSE - VOLTAR PARA CASA - TONY MORRISON
“Vamos, meu irmão. Vamos voltar para casa.” Frank Money volta da Guerra da Coreia com mais do que cicatrizes visíveis em seu corpo. Veterano como tantos outros, vive em profundo conflito com seus fantasmas, perturbado pela enorme culpa de ser um sobrevivente e pelas atrocidades que cometeu. Ao se deparar com um país racista e segregado, ele reluta em voltar à sua cidade natal na Geórgia, onde deixou dolorosas memórias de infância e a pessoa que lhe é mais querida, a irmã Ycidra. Ci sobreviveu como pôde aos anos de ausência do irmão, numa sociedade machista e opressiva em que as mulheres não têm vez, são sistematicamente abandonadas pelos maridos e muitas vezes mutiladas sem piedade. Ainda que não seja um soldado, é com imperativos que a menina foi criada: “Amarre o sapato, largue essa boneca de trapo e pegue a vassoura descruze as pernas vá tirar as ervas daninhas daquele jardim endireite as costas não me responda”. O ambiente nos Estados Unidos dos anos 1950 é tão hostil - que não se diferencia muito de um campo de batalha -, especialmente para uma mulher. Nesse mundo desfigurado, ao se reencontrarem no caminho de volta para casa, os irmãos poderão enfim ressignificar seu passado e voltar a ver com esperança o futuro. Afinal, o que é o lar, senão o lugar onde estão os nossos afetos? É no retorno à casa e no amor fraterno que Frank poderá entender sua experiência traumática na guerra e reencontrar uma força que já não acreditava ter. Uma das mais celebradas romancistas dos Estados Unidos, a Nobel de literatura Toni Morrison expande seu olhar sobre a história norte-americana do século XX com esta narrativa de violência, amor e redenção. - Fonte Amazon.com


RESENHA - VOLTAR PARA CASA - TONY MORRISON

Hoje vim falar pra vocês de um dos livros que analisei na faculdade. Fiquei bem surpresa com a escolha da minha professora por essa obra, por ser uma narrativa recente que foi publicada em 2012, mas logo entendi. Minha professora seguia uma abordagem de ensino pós-colonial e escolher uma obra da primeira mulher negra ganhadora do prêmio Nobel de literatura, que fala sobre a realidade pós-guerra do sul dos Estados Unidos faz muito sentido!


Porém foi só quando eu terminei de ler a obra de Tony Morrison, que a escolha dela ficou totalmente clara, que construção maravilhosa esse livro, a autora brinca com a estrutura do texto , não é o narrador que conversa com você é o próprio texto.

Os capítulos de comentário onde vemos o personagem conversar com a escritora do livro, faz com que a verossimilhança da história aumente, ao mesmo tempo que você se sente como se fosse o escritor da história, o personagem (Frank) vai te dando os fatos e você decide como enxergar aquilo enquanto vai desvendando a obra Voltar para Casa.


Possuindo um enredo psicológico que mostra muitas vezes como a mente de cada um dos personagens da história funciona, o título é perfeito para obra sendo que o original em inglês é Home (Casa/lar) . Eu li algumas Resenhas do livro antes, e vi que muitas pessoas tiveram um pensamento um tanto errôneo, não gosto muito desse termo se tratando de literatura onde cada um enxerga a obra de um modo, mas acho que é necessário acrescentar que se você não sabe pelo menos o básico da história do sul dos USA a obra pode perder um pouco do encanto e você pode achar que faltou alguma coisa, afinal cada texto carrega o seu contexto e quando você cruza os fatos da obra com os eventos históricos e a arte da escrita da autora você termina o livro em um misto de estupor, tristeza, força, encanto e amor.

~
𝔻𝕚𝕔𝕒~
⠀⠀
Quando chegarem no final do livro, nas ultimas três páginas, releiam de novo as primeira páginas por que o significado do final de Voltar para Casa está no início da obra.


Se você é um amante de literatura então recomendo muito que façam a leitura de Voltar Para Casa e conheçam a escrita de Tony Morrison, não só pela arte da escrita (não é à toa que autora tem um prêmio Nobel) mas também pelo enredo e pela possibilidade de conhecer coisas novas, outros tipos de escrita e novos modos de contar uma história.


🌸 A Tony Morisson faleceu no início do mês passado, mas não sem antes deixar a sua marca de força feminina na literatura mundial.🌸


6 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, mas já gostei só pelo significado dele. ^^ Eu até tive boas experiências com livros que professores me indicaram, e sua professora acertou em cheio ao indicar esse para sua turma ler. Eu concordo contigo, se não entrarmos no contexto no qual o livro foi escrito, ainda mais se tratando de fatos que realmente aconteceram no mundo, não tem sentido ler o livro e vai ficar faltando alguma coisa.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Eita, que sinopse grande hein rs. Nunca tinha visto esse livro, mas já achei super interessante. Eu tinha um professor da faculdade que indicava ótimos livros.

    ResponderExcluir
  3. Eu já admiro muito o seu trabalho e adorei que você trouxe essa obra ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura! Porém, não foi só por isso que me chamou atenção. Essa apresentação que você fez do livro, ficou espetacular. Gostei bastante de conhecer melhor essa obra, que foi um dos livros que você analisou na faculdade. Fiquei intrigada e já quero ler também para conhecer na íntegra esse enredo.

    ResponderExcluir
  4. Nao conhecia o livro, mas um Nobel de Literatura É UM NOBEL DE LITERATURA, neh! Achei o tema super forte, marcante e interessante, e com certeza é uma leitura que vou querer fazer.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  5. Eu só fui conhecer essa autora por conta do Nobel deste ano mas fiquei extremamente interessado em ler sua obra

    ResponderExcluir