Dom casmurro em quadrinhos

Dom Casmurro em Quadrinhos

Por Aruom Fênix
06/02/2022

Editora: Princips
Autor: Machado de Assis
Gênero: HQ / Quadrinhos

Publicação: 01 de Março de 2019
Idioma: Português
Avaliação Amazon: 5🌟/5🌟

ISBN: 978-85-943-1841-1

Nota da Resenha: 5🌟/ 5🌟


Uma adaptação incrível de um dos maiores tesouros da literatura brasileira, afinal Traiu ou não traiuDom Casmurro conta a história de Bentinho e Capitu, nossos protagonistas se conhecem desde pequenos e cresceram juntos com uma amizade bonita de se ver, uma amizade que acabou de tornando algo mais com o passar do tempo.  


O problema é que a mãe de Bentinho fez uma promessa, em que se sua gravidez vingasse e viesse um menino saudável, esse mesmo menino iria para o seminário e se tornaria padre. Claro que Bentinho e Capitu não gostavam nada dessa história e estavam determinados a fazer de tudo para que o clérigo não fizesse parte do futuro do menino.  



Mas no fim não teve jeito leitores, Bentinho acaba indo para o seminário mesmo determinado a não se tornar padre e é aí que começam a surgir as raízes do que viria a se tornar o outro protagonista do livro "O ciúme de Bentinho".  Distante de Capitu, Bentinho começa a criar paranoias e decidi que precisa sair logo do seminário, confidenciando seus planos e desejos ao seu amigo de seminário Escobar.   



O tempo passa e parece que tudo dará certo para Bentinho e Capitu, um leitor desavisado do período a que a obra pertence (Realismo) até poderia se deixar em enganar, mas a após a morte precoce de Escobar, Bentinho põem na cabeça que Capitu tinha um caso com o amigo porque a vê chorar demais no enterro do moço, e que indício maior de uma traição do que as lágrimas não é mesmo? Ou pelo menos foi o que pensou o advogado Bentinho.  


Dom Casmurro em quadrinhos



Esta adaptação em quadrinhos conseguiu captar a essência desta obra maravilhosa de Machado, que traz não só algumas características do movimento Realista como também as características do próprio estilo machadiano preservando a singularidade de sua escrita acrescida de ilustrações muito bem realizadas e empregadas.  



Em Dom Casmurro já podemos ver o que seria um prenúncio do movimento modernista que veria a seguir com a fluidez narrativa, e o foco no psicológico do narrador afinal vemos todos os fatos apenas pelo ponto de vista de Bentinho, e ainda podemos contar com passagens onde o narrador parece conversar conosco



 Se você é daqueles que sempre quis se aventurar por Machado, mas acha difícil de entender, ou tem dificuldade com certeza essa obra é para você, agora se você já leu na escola porque foi obrigado e não conseguiu gostar essa obra também é para você agora se por ventura você já é apaixonado pela escrita de Machado então com certeza essa obra é para você! 



VEJA MAIS RESENHAS EM LIVROS DE A a Z

Nenhum comentário: